terça-feira, 13 de maio de 2008

1º Ergonomics in Design'08

A Unidade Científico Pedagógica de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/FACC), está a organizar um seminário intitulado “Ergonomics in Design” que decorrerá no próximo dia 26 de Maio de 2008, pelas 14.00h, no Salão Nobre da FMH-UTL.

Trata-se de um evento de carácter científico que, se insere na problemática do desenvolvimento de produtos e sistemas centrados no utilizador. Os produtos desenvolvidos nesta perspectiva promovem a segurança e o conforto dos utilizadores, ao mesmo tempo que incrementam a eficiência dos sistemas envolvidos. Apesar da sua importância, esta temática tem sido pouco desenvolvida em Portugal, justificando-se, deste modo, o carácter inovador atribuído a este seminário.

Está confirmada a presença do Professor Michael S. Wogalter, da North Carolina State University, EUA, que apresentará uma comunicação intitulada “The Future of Warnings: Enabled by Technology”.

O seminário contará, ainda, com a apresentação de projectos de doutoramento, no âmbito da Ergonomia no Design, actualmente em realização na UCP de Ergonomia da FMH-UTL:

# “Utilização da Realidade Virtual para Estudar a Acessibilidade nas Edificações”;
# “Design-Centrado no Utilizador: Serão as opiniões dos utilizadores suficientes para conceber um produto?”;
# “Desenvolvimento de uma Metodologia de Apoio ao Design de Vestuário de Trabalho”;
# “Usar a Realidade Virtual para Estudar a Compreensão e a Consonância Comportamental com Avisos de Segurança”;

A entrada no seminário é gratuita mas, dada a capacidade limitada de lugares, requer inscrição prévia. Os interessados deverão fazer a sua inscrição enviando os seus dados pessoais (nome; instituição; profissão e contacto), até ao próximo dia 23 de Maio de 2008, para:

e-mail: eduarte(at)fmh.utl.pt
Fax: +351 214 144 720

Agradecemos, desde já, a divulgação deste evento a todos os que acharem que poderão estar interessados em participar.

Francisco Rebelo
Coordenador da Unidade Científico Pedagógica de Ergonomia
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
.

1 comentário: