quinta-feira, 25 de junho de 2009

Relatório 2º Seminário Internacional " Ergonomics in Design" | 2009

O 2º Seminário Internacional “Ergonomics in Design” decorreu no dia 18 de Maio de 2009, no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL), de acordo com o programa estabelecido.

Os trabalhos tiveram inicio com sessão de abertura proferida pela Professora Doutora Filomena Carnide, presidente do Conselho Pedagógico, em representação do Professor Doutor Alves Diniz, Presidente do Conselho Directivo da FMH/UTL.

A primeira apresentação do dia esteve a cargo do Professor Doutor Gastão Marques, que apresentou o “International Center for Technology in Virtual Reality” ICT-VR, de Portalegre. O ICT-VR considera que, num futuro relativamente próximo, iremos começar a viver e a trabalhar imersos nos ambientes que desejarmos e nos forem mais úteis, manipulando livremente qualquer tipo de objectos virtuais como se de objectos reais se tratassem. Nestes ambientes, em que o real e o virtual se inter relacionarão de uma forma transparente e imperceptível aos nossos olhos, não existirão limites… os limites serão aqueles que a nossa imaginação e criatividade nos impuserem. As tecnologias que nos possibilitarão viver nestas “realidades aumentadas” são denominadas de tecnologias de Realidade Virtual, constituindo o objecto da acção do ICTVR.

A apresentação seguinte, que encerrou a parte da manhã do evento, foi feita pelo Professor Doutor Daniel Thalmann, do Virtual Reality Lab (VRlab) at EPFL, da Suíça, que nos falou de diversos projectos que tem vindo a realizar com auxilio da Realidade Virtual (RV). De destacar o uso de equipamentos de feedback háptico e o estudo de multidões.

Depois de almoço, o Professor Doutor M. S. Wogalter, da Universidade Estadual da Carolina do Norte, EUA, relatou diversos casos de litigação em que tem estado envolvido, nos últimos anos, na qualidade de especialista em "Warnings".

De seguida foram discutidas as potencialidades da RV para o estudo do "wayfinding", pela arquitecta Elisângela Vilar - FMH/UTL, e para o estudo de avisos de segurança, pela mestre designer Emília Duarte - UNIDCOM/IADE. Ambas as comunicações estão inseridas no âmbito de trabalhos de doutoramento actualmente a decorrer na FMH/UTL sob a orientação do professor Francisco Rebelo - FMH/UTL.

A finalizar o dia, foram feitas duas apresentações sob o tema “Os Desafios do Factor Humano para o Design”, apresentadas pelos Professores Doutores José Carvalhais e Abel Correia da FMH/UTL. O Professor Doutor José Carvalhais começou por falar sobre o que é a Ergonomia, o Factor Humano e o que faz um Ergonomista. Depois, discutiu os desafios do Factor Humano para o Design com o apoio de diversos exemplos. O Professor Doutor Abel Correia, apresentou uma comunicação intitulada "Emoções no Futebol", onde nos falou de um estudo realizado com os objectivos de verificar quais são as emoções vividas, pelos espectadores, durante um jogo de futebol, os seus comportamentos corporais e em que medida as emoções/comportamentos se alteram em função da situação (jogo/ambiente).

O encerramento do seminário ficou a cargo do Professor Doutor Francisco Rebelo, em nome Professora Doutora Leonor Moniz Pereira, Presidente do Conselho Científico da FMH/UTL.

Foram aceite 191 inscrições para assistir ao evento, tendo sido recusados diversos pedidos devido ao limite de lugares do Salão Nobre da FMH (160 lugares). Assistiram ao Seminário, efectivamente, 120 pessoas, o que dá uma taxa de 75% de assistência. Sendo o perfil dos inscritos o seguinte: 53 estudantes licenciatura (44,17%); 22 docentes (18,33%); 14 designers (11,66%); 8 estudantes de doutoramento (6,66%); 5 estudantes de mestrado (4,17%); 4 ergonomistas (3,33%) e 14 profissionais de diversas áreas (11,66%).

Tomando este indicador, conjuntamente com as reacções manifestadas pelos participantes, como avaliador da prossecução dos objectivos podemos afirmar que consideramos que os objectivos estabelecidos para o Seminário foram inteiramente alcançados. Abriram-se boas perspectivas para o desenvolvimento de projectos de investigação, na área da RV, em conjunto com ICT-VR, de Portalegre e com Virtual Reality Lab (VRlab), EPFL, da Suíça. Foram reforçados os laços de colaboração com a Universidade de Carolina do Norte, através do Professor Wogalter. Nesse sentido, informamos que é nossa intenção dar continuidade, no próximo ano, a este evento.
.

5 comentários:

  1. Its great article thanks for sharing this information nice post ! this is readable and learning very easy to way in related post more information
    Regards
    nebosh safety course in chennai
    safety management courses in chennai
    Industrial safety training institute in chennai

    ResponderEliminar
  2. Its great article thanks for sharing this information nice post ! this is readable and learning very easy to way in related post more information
    Regards
    nebosh safety course in chennai
    safety management courses in chennai
    Industrial safety training institute in chennai

    ResponderEliminar
  3. Thank you for having taken your time to provide us with your valuable information relating to your stay with us.we are sincerely concerned.., Most importantly, you Keep-it the major... Peridot Systems Consumer Complaints

    ResponderEliminar
  4. Thanks, I really appreciate the kind words.thanks for sharing that valuable information.Its goodness someone is promoting quality content.


    Best Dot Net Training Institutes in Chennai

    ResponderEliminar